Atividades Econômicas do Estado
  Clique nos logos para entrar nos sites:
  www . wikipedia.org
  www.scp.rs.gov.br/atlas.asp...

    Atlas Socioeconômico do RS

    O Rio Grande do Sul é a quarta economia do Brasil pelo tamanho de seu Produto Interno Bruto (PIB), chegando a R$ 202,9 bilhões1, correspondendo a 6,6% do PIB nacional, superado apenas pelos estados de São Paulo (33,9%), Rio de Janeiro (11,1%) e Minas Gerais (9%).

    Na relação entre o PIB e a população (PIB per capita) o Estado se mantém em uma posição privilegiada, com um valor de 18.771,001, o que o coloca bem acima da média nacional que é de 16.332,00 reais2.

    A economia gaúcha possui uma associação com os mercados nacional e internacional superior a média brasileira. Desta forma, a participação da economia gaúcha tem oscilado conforme a evolução da economia nacional e também de acordo com a dinâmica das exportações.

    Embora a estrutura setorial do VAB do Rio Grande do Sul em 2006, confirme a forte participação do setor de serviços no Estado, com o crescimento ocorrido durante as duas últimas décadas, pode-se dizer que a economia gaúcha é impulsionada por dois setores hegemônicos: a agropecuária e a indústria de transformação.

    O setor agropecuário gaúcho apresentou, de acordo com as estimativas preliminares para 2008, uma participação de 11,2% da estrutura do VAB com forte associação com o setor agroindustrial. De acordo com estudos existentes3, se somadas as atividades agroindustriais, esta participação chega a 30% da estrutura econômica, além de ser o setor econômico mais desconcentrado no território.

    Deve-se ressaltar que após dois anos de maus resultados relacionados quebra de safra em 2004 e 2005, o setor agropecuário começa a dar sinais de recuperação, indicando melhoras em 2006 e 2007.

    O setor industrial também possui grande relevância na economia gaúcha, participando com 28,16% do VAB. Destaca-se a importância da Indústria de Transformação, que participa com de 19,8% do VAB do Estadual, com destaque para setores como mecânica e produtos alimentares.

    1. Dados preliminares da FEE para 2009
    2. Dados de 2008
    3. SEPLAG - RUMOS 2015

 
  Anúncios Gerais:
  www .




.