Tecnologia da Informação
  Cursos presenciais
  São Paulo

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    Formação de Arquitetos de Tecnologia da Informação
    Carga Horária: 32 horas
    Apresentação

    Uma das principais decorrências da acelerada sofisticação da tecnologia da informação foi o seu impacto nos negócios da empresa.

    Prestar serviços de TI significa um esforço constante de desenvolvimento, expansão e manutenção de um grande conjunto de sistemas e, ao mesmo tempo, zelar pela sua integridade, fazendo com que parte desse universo possa integrar-se com as demais em perfeita sintonia.

    Assim, cada elemento deve ser concebido e mantido segundo regras de especificações de compatibilidade e interoperabilidade de forma que o negócio da empresa não seja afetado.

    Esta questão torna-se cada vez mais relevante, na medida em que os avanços tecnológicos tornam disponíveis, em ritmo cada vez mais intenso, novos produtos, técnicas, modelos e conceitos. Orientar adequadamente a incorporação rápida de novos serviços, mas sem risco de perder a integridade dos sistemas como um todo, assume proporções de autêntico desafio.

    A resposta para essa questão passa pela abordagem arquitetural. A partir de modelos de referência é elaborada uma arquitetura de TI, visando proporcionar à empresa a sustentação necessária ao seu desenvolvimento.

    O arquiteto de TI tem papel preponderante no desenvolvimento do framework de arquitetura corporativa de uma organização. Seu papel é estratégico e suas atribuições devem estar dentro de padrões usualmente aceitos pelo conjunto de práticas que regem a arquitetura corporativa.

    Objetivos
    - Entender a importância da arquitetura de tecnologia nas organizações.
    - Saber por que cada vez mais empresas estão incorporando a função do arquiteto de TI.
    - Alinhar as iniciativas de tecnologia da informação com os objetivos do negócio.
    - Aumentar a eficiência e a efetividade da infra-estrutura de tecnologia da informação.
    - Criar uma arquitetura integrada, flexível e orientada a serviços.

    Conteúdo

    MÓDULO I – Arquitetura Corporativa de TI
    - Conceito.
    - Benefícios estratégicos e de governança de TI.
    - Arquitetura Corporativa e Arquitetura de TI.
    - Arquitetura atual e futura.
    - Papéis e responsabilidades do arquiteto de TI.
    - Tipos de arquitetura.
    - Frameworks de arquitetura (Zachman, TOGAF e outros).

    MÓDULO II - Business Process Management [BPM]
    - Modelagem de Processos com BPM.
    - Características de ferramentas para BPM.
    - Aplicando conceitos de reusabilidade e interoperabilidade.
    - Web Services com BPM.
    - Linguagem de processos BPML e BPEL.
    - Notação BPMN.
    - Orquestração dos processos de negócios.

    MÓDULO III – Arquitetura Orientada a Serviços – SOA
    - A abrangência da arquitetura orientada a serviços.
    - SOA e a arquitetura corporativa.
    - Como a SOA pode otimizar os processos de negócios.
    - Benefícios da SOA para o negócio e TI.
    - Web services e SOA.
    - Integração de BPM e SOA.

    MÓDULO IV – Enterprise Service Bus
    - Sistemas middleware.
    - Tecnologias em middleware.
    - Arquitetura de integração.
    - EAI – Enterprise Application Integration.
    - Soluções de EAI.
    - Funções de um ESB.
    - Message-broker.

    MÓDULO V – Sotware Baseado em Componentes
    - Tipos de componentes.
    - Características do uso de componentes.
    - Reusabilidade.
    - Plataformas J2EE.
    - Plataforma .NET.
    - Comparação entre plataformas.

    MÓDULO VI – Portais
    - Papel estratégico.
    - Tipos de portais.
    - Tipos de integração.
    - Componentes.
    - Portais e Web Services.
    - Portais e SOA.

    MÓDULO VII - Técnicas de Seleção de Fornecedores e de Ferramentas de TI
    - Processos de compra.
    - A sua organização possui uma estratégia de compras para TI
    - Fazer, comprar ou terceirizar?
    - Fatores críticos na estratégia de compras.
    - RFI / RFP
    - Seleção de fornecedores
    - Avaliação de fornecedores e de ferramentas como processo de tomada de decisão.
    - Custo total de propriedade.
    - Classificação das propostas.

    MÓDULO VIII - Aplicação de Business Case em Projetos de Arquitetura de TI
    - O que é um Business Case?
    - Descrição da situação atual.
    - Análise dos impactos com a situação futura.
    - Criação de um modelo de custo / benefício.
    - Modelo decisório.
    - Análise de risco.
    - Seleção de alternativas.

    Coordenadores
    IVAN LUIZIO R. G. MAGALHÃES
    Professor, palestrante e pesquisador na Área de Engenharia de Desempenho. Professor dos cursos de extensão e MBA da FIPT (IPT - SP), FIA, FIPE e Instituto de Engenharia MAUÁ. Coordenador e palestrante de eventos da RECRIANDO, IBC e IIR. Especialista em Arquitetura de Sistemas da Telecomunicações de São Paulo S. A. - TELESP. É autor do livro "Gerenciamento de Serviços de TI na Prática – Uma abordagem com base na ITIL", publicado pela NOVATEC Editora.

    LUIS GUSTAVO PENTEADO
    Engenheiro formado pela Escola de Engenharia Mauá, com MBA em Finanças no IBMEC; grande experiência na área de gerenciamento e serviços de TI, atuou como executivo e consultor em grandes organizações como Sadia, Nestlé, AMBEV, Souza Cruz, Bunge, GM, Fiat, Ford, Abril, Pilkington, Cebrace, Unilever, Pepsico, CPM e Altran Brasil.
    Carga Horária: 32 horas

    Local: IMAM - Inovação e Melhoramento na Administração Moderna
    Rua Loefgreen, 1.400 – Vila Mariana – São Paulo – SP
    A 200 metros da Estação Santa Cruz do Metrô (Linha Azul) e do Terminal de Ônibus Urbano Santa Cruz.

    Clique no site acima para ver datas e mais detalhes do curso




  • Formação de Analistas de Negócios de Tecnologia da Informação

  • Alinhando desenvolvimento de aplicações a Automação dos Processos
    E au Uso Estratégico das Informações
    Apresentação

    Pesquisas recentes, realizadas por institutos e publicações especializados, revelaram que o Analista de Negócios é o profissional mais cobiçado pelo mercado de tecnologia da informação.

    Outros estudos, revelam que projetos de desenvolvimento de software falham, na maioria das vezes, pela ausência de uma adequada conexão entre os seus objetivos e as necessidades do negócio.

    Os cenários descritos, contribuem para que o papel do Analista de Negócios, profissional responsável pelo desenvolvimento de aplicações, ganhe relevância junto às empresas, levando ao surgimento de um novo ambiente organizacional, caracterizado pela crescente integração entre os usuários de TI e a área de tecnologia da informação, seja no desenvolvimento de projetos internos ou no formato de outsourcing.

    Profundo conhecimento do negócio, formação ampla, habilidades interpessoais, pensamento sistêmico, domínio de técnicas e visão pragmática da tecnologia são algumas das competências que integram o perfil do Analista de Negócios e potencializam a sua performance.
    Objetivo
    O curso Formação de Analistas de Negócios é composto de 9 disciplinas, representadas por módulos e tem como objetivo preparar os participantes para enfrentar os desafios decorrentes do atual ambiente organizacional que se apresenta para os profissionais de tecnologia da informação. O encadeamento proposto das disciplinas visa integrar a gestão do negócio com as necessidades operacionais que caracterizam o desenvolvimento de projetos de software, assegurando aos participantes, no final do curso, uma visão holística e consistente dos conhecimentos necessários para enriquecer as atribuições do Analista de Negócios
    Razões para a sua participação
    - Entender como o alinhamento da estratégia da área de tecnologia da informação aos objetivos do negócio é fundamental para o êxito dos projetos de desenvolvimento de software.
    - Saber como a modelagem de processos contribui para o desenvolvimento de projetos de software.
    - Compreender a importância da definição do escopo do projeto para o seu sucesso e como o gerenciamento de portfólio assegura resultados eficazes.
    - Conhecer as técnicas de REQM – Gerenciamento de Requisitos e de Gerência de Testes e como aplicá-las no desenvolvimento de sistemas.
    - Identificar a importância do Analista de Negócios no desenvolvimento de sistemas e como ele pode atuar para assegurar o sucesso de um projeto de software.
    Conteúdo
    Módulo I – Alinhamento Estratégico e Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação
    - Estratégia e Visão Organizacional.
    - Como a área de TI se insere na estratégia organizacional.
    - Utilizando a informação de forma estratégica.
    - A estrutura organizacional de TI e o papel do Analista de Negócios.
    - Principais competências do Analista de Negócios.

    Módulo II – Modelagem de Processos de Negócios
    - A visão de processos dentro da organização.
    - Os processos de negócios e suas características.
    - Automatizando processos de negócios com BPMS.
    - Mapeando e racionalizando os processos da organização.
    - Benefício de uma solução BPM – Busines Process Management.
    - Um passo além do BPM: BPMS, BPML, BPMN e BPEL.
    - Metodologia de desenvolvimento de soluções de BPMS.

    Módulo III – Desenvolvimento de Sistemas com SOA [Service Oriented Architecture]
    - Conceitos da SOA e considerações.
    - Modelagem de processos para negócios.
    - Governança de TI dentro do modelo SOA.
    - Principais benefícios e armadilhas da SOA.
    - Os princípios da orientação a serviços.
    - Fundamentos da análise e modelagem orientada a serviços.
    - Integração de BPMS e SOA.

    Módulo IV – Gerenciamento de Projetos
    - Revisão dos principais conceitos de projetos.
    - Iniciação, planejamento, implementação e fechamento do projeto..
    - Os processos de gerenciamento de escopo do projeto: planejamento e controle.
    - Como elaborar um WBS para assegurar o êxito do projeto.
    - Gerenciamento de portfólio de projetos.

    Módulo V – Garantia da Qualidade de Software
    - A área de SQA (Software Quality Assurance).
    - Por que o SQA é tão importante para a melhoria dos processos.
    - O que significa uma não-conformidade.
    - Construção do check-list de SQA.
    - Métricas de processos.

    Módulo VI – Desenvolvimento de Software Através do Processo Unificado
    - A importância do desenvolvimento de software e principais dificuldades.
    - Por que utilizar a tecnologia orientada a objetos no desenvolvimento de software.
    - Fundamentos, componentes e ciclo de vida da engenharia de software.
    - Desenvolvimento interativo, gerenciamento de requisitos, arquitetura baseada em componentes, modelagem visual, verificação contínua da qualidade e gestão de mudanças.
    - Processo Unificado (UP): conceito, objetivos, dimensão estática (disciplinas) e dinâmica (fases).
    - RUP: UP comercial.
    - Principais diferenças entre UP e RUP.

    Módulo VII – Modelagem de Negócio para o Desenvolvimento de Sistemas com UML
    - Metodologias e Processo de desenvolvimento de sistemas orientado a objetos;
    - Identificação dos atores e casos de uso do negócio
    - Especificação dos casos de uso de negócio
    - Diagrama de Atividade
    - Modelo de Negócio e a Arquitetura do Sistema
    - Processo de passagem do modelo de negócio para o modelo do sistema
    - Modelo de Negócio e a análise
    - Modelo de Negócio e os requisitos do sistema

    Módulo VIII – REQM – Gerenciamento de Requisitos
    - Conceitos de requisitos, requisitos funcionais e não-funcionais, e matriz de rastreabilidade.
    - A diferença entre requisitos de usuário e de software.
    - Métodos de levantamento de requisitos (elicitação).
    - Processos de engenharia de requisitos.
    - Estudo de viabilidade, obtenção, análise de requisitos, validação e gerenciamento de requisitos.

    Módulo IX – Gerência de Teste de Software
    - Objetivos do teste de software.
    - Por que implantar um processo de teste.
    - As limitações do teste de software.
    - Principais técnicas e critérios para a geração de casos de teste.
    - Áreas críticas para o teste de um software.

    Recriando Assessoria em Recursos Humanos S/C Ltda.
    Rua Ximbó, 230 A – Bairro Aclimação
    São Paulo – SP
    CEP: 04108-040
    Tel.: 55 11 5575-2825
    e-mail: centraldeatendimento@recriandoonline.com.br



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